quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cyberteologia no Brasil: ebook de 20 artigos e entrevistas em português

antoniospadaroMuitos têm me perguntado quando meu livro Cyberteologia será publicado no Brasil. Eu não sei. Decidi entretanto coletar 20 artigos e entrevistas em português a disponibilizar a todos os interessaram em aprofundar aCyberteologiaObviamente são textos curtos e fragmentados, mas você pode começar a ter uma ideia esperando por isca de Cyberteologia mesmo no Brasil.
Esta coleção intitulada “Cyberteologia no Brasil” é no formato ePub e pode ser lido com leitores de eBook normal e naturalmente também em dispositivos Android, iPhone, iPod touch e iPad.
Padre Antonio Spadaro S.J.
Fonte:  PCCS

Jornalista: Natalia Zimbrão

terça-feira, 29 de maio de 2012

Pascom de Petrópolis realiza visitas pastorais e reunião para a JMJ2013


A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Petrópolis está realizando um trabalho de visitas às Paróquias a fim de estruturar a atuação dos agentes pastorais nesses locais. No último fim de semana, no dia 26, o coordenador da Pascom, Padre Alexandre Brandão, acompanhado de assessores, se reuniu com representantes de Paróquias do Decanato São Pio X, Teresópolis. Com esta reunião ficou André Oliveira passa a ser o novo coordenador no decanato, substituindo Marcio de Paula, que devido a compromissos pessoais este ano não pode estar à frente da Pascom no Decanato.
O encontro aconteceu na Paróquia São Cristóvão, em Fonte Santa, e contou com apoio do Padre Thiago de Freitas, que também se colocou a disposição para ajudar nos trabalhos da Pascom. 
No domingo, 27, o seminarista Roger, juntamente com Natalia Zimbrão, Adriana Carreiro e Marcia Blanc, visitaram o Decanato Beato José de Anchieta e se reuniram com o Padre Alan Rodrigues Souza da Silva, que explicou como está o andamento da Pascom na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Magé, onde um dos principais veículos de comunicação tem sido o site paroquial.

Durante o encontro em Teresópolis, Padre Brandão pediu que André marque a visita nas Paróquias e para isto mantenha contato com o seminarista Roger Assunpção, que está na equipe de assessores da Pascom. André Oliveira ficou de ver o espaço num jornal local para publicar as notícias e informações da igreja, além do site da Diocese, dos blogs e sites paroquiais e páginas no facebook.

O seminarista Roger apresentou a estrutura, mecanismos e forma de atuar da Pascom, principalmente nas paróquias. Alenxadre Nunes falou sobre o programa Ecclesia – Ingreja em Foco e sobre o canal de vídeos da Pascom no YouTube. O assessor de comunicação da Diocese, Rogerio Tosta falou sobre o site da Diocese e como as Paróquias podem utilizar a estrutura existente, ressaltando a importância do apoio de todos para manter o site sempre atualizado.


COMITÊ DE COMUNICAÇÃO JMJ2013:

Também no domingo, 27, aconteceu a primeira reunião do Comitê de Comunicação, Tradução e Markting do Comitê Organizador Diocesano (COD) da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. O encontro foi considerado positivo pelos que participaram e se colocaram disponíveis para os trabalhos. Padre Alexandre Brandão, coordenador da Pastoral da Comunicação na Diocese, disse que a comissão terá como tarefa principal divulgar e cobrir os eventos da JMJ na Diocese, criar um programa de marketing e a tradução de textos para os peregrinos de outros países.
No primeiro encontro ficou decidido a criação de uma imagem diocesana, que represente a Diocese e que acompanhará a logo da JMJ Rio 2013, nos eventos diocesanos e paroquiais. “A coordenação central da jornada criou um manual com regras para uso da logo e todas as dioceses no Brasil devem seguir”, explicou Padre Brandão.
Ele pediu que o escritório do COD tenha, não somente no computador, mas impresso o manual com as regras do uso da logo da JMJ para repassar às pessoas que queiram informação. Padre Brandão pediu que todos fiquem atentos aos comunicados via e-mail, “pois a jornada está muito próximo e as coisas estão acontecendo rápido e por isso temos que trabalhar também de forma ágil”.
Cada pessoa que participou da reunião do Comitê de Comunicação, que reuniu professoras de línguas, profissionais de comunicação e marketing, ficou satisfeita em poder colaborar como voluntários com suas profissões na organização da Jornada, tanto a nível diocesano quanto nacional. A estrutura do vídeo de apresentação da Diocese aos jovens peregrinos, que será postado no site da JMJ, foi aprovado por todos e já está em fase de edição.

Fonte: Diocese de Petrópolis

Informação e liberdade: o futuro das redes sociais


o-poder-das-redes-sociais-16A China é hoje o maior mercado de internet do mundo. Existem mais de 221 milhões de blogs, 181 milhões de blogueiros e 235 milhões de usuários de redes sociais, segundo informações da Red Ant (organização inglesa especializada em análise de internet e redes sociais). O cenário da mídia social é complexo, vasto e sempre em mudança. Também, progressivamente, as redes sociais estão se tornando parte crucial da vida do povo chinês, sendo um dos poucos meios que saltam as barreiras impostas pela censura do governo à informação.
Atualmente, existem milhões de cadastrados nas diversas redes sociais chinesas. O Sina Weibo é o maior microblogging do país. Seus usuários são executivos entre 20 e 30 anos de idade e 48% dos usuários acessam o microblog em seus telefones celulares, segundo dados da Fundação Centro Unitário para a Cooperação Missionária na China (Fondazione Cum). O Weibo.com – que é uma cópia do Twitter – tem mais de 200 milhões de inscritos, mais do que toda a população brasileira. O governo chinês nomeou 700 censores para administrar o microblog. Como o alfabeto chinês é baseado em ideogramas, e cada ideograma tem um ou vários significados, a quantidade de informações em 140 caracteres é muito superior ao do alfabeto latino, na qual um conjunto de letras define um significado apenas, fazendo assim com que os chineses consigam transpor a barreira da censura no país com um elevado fluxo de informações.
Segundo o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Clovis Andrade de Melo, o impacto das redes sociais na humanidade está mudando as relações interpessoais. “As redes sociais são um caminho sem volta. É um espaço dinâmico de convívio social. A censura só aumenta o desejo por conhecimento pois, quem tem a informação, tem o poder em suas mãos. Por isso a China tem em sua política o bloqueio parcial da informação, que na minha opinião é uma política equivocada”, explicou.
Não somente o Twitter é clonado, como no caso do site Weibo, as outras redes sociais também o são, como o Facebook, Blogger, Google+, LinkedIn, Instagram, Flickr, Youtube, além dos famosos motores de buscas, como o Google, Bing, Yahoo.
A lei chinesa quanto a utilização das redes sociais para fins políticos e críticas sociais é bastante rigorosa. Um dos casos mais representativos é o de Chen Wei, 42 anos, que em dezembro passado foi condenado a nove anos de prisão por quatro artigos publicados em seu blog. A acusação é de "incitação à subversão contra o poder do Estado". Na verdade, Chen foi detido em fevereiro de 2011 por querer “promover a Primavera Árabe” na China, inspirada nas revoltas no Oriente Médio.
Para o jesuíta e integrante do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, padre Antônio Spadaro, profundo estudioso das mídias sociais, as redes sociais não são um meio de comunicação, mas o lugar da comunicação. “Não podemos pensar a rede como um instrumento, mas sim um lugar que nos permite existirmos no mundo digital”, disse o padre Spadaro em sua palestra, em Brasília (DF) no último dia 19 de maio, no Seminário para Jovens Comunicadores promovido pela CNBB.
Ainda de acordo com o padre Spadaro, hoje nenhuma mensagem passa se ela não for transmitida através de uma relação. “Comunicar não significa transmitir, mas relacionar-se. É justamente por isso que muitos canais de televisão estão morrendo pois, os únicos canais que sobreviverão serão aqueles que criarem a capacidade de interagirem com o público. A lógica das redes sociais nos faz compreender que o conteúdo oferecido está sempre ligado a pessoa que o oferece, não existindo assim comunicação neutra, ela sempre será parcial”, explicou.
No Brasil
twitter_dom_odilo1As redes sociais fazem o maior sucesso em terras tupiniquins. Pesquisas apontam que um em cada três brasileiros está conectado a internet, o que equivale a 70 milhões de pessoas. O brasileiro gasta, em média, 23 horas e 12 minutos aos mês com internet. Entre os conectados, 79% utilizam as redes sociais, ou seja, 55 milhões de pessoas. Só para ter ideia do crescimento das redes sociais no país, somente em 2008, o Twitter cresceu 1382%.
O episcopado brasileiro também faz parte das estatísticas e se utiliza das novas ferramentas para a evangelização. Seja na pessoa do cardeal, arcebispo e bispo, quanto de uma arquidiocese, diocese ou prelazia, as redes sociais são parte integrante da comunicação social moderna. As redes mais usadas são o Facebook e o Twitter.
Um dos bispos mais atuante é o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer. "Saúdo a todos vocês, que ajudam a anunciar, também aqui no mundo digital, que ‘Deus habita esta cidade’! Se Jesus pregasse o Evangelho hoje, usaria também a imprensa escrita, o rádio, a TV, a internet, o Twitter. Dê uma chance a Ele!", postou o arcebispo em sua estreia na mídia social.
Visão do Papa
papanotwitter“Verdade, proclamação e autenticidade da vida na era digital”, esse foi o título da mensagem do papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial das Comunicações, no ano de 2011. O papa enalteceu pontos positivos da utilização das redes sociais como a promoção do diálogo, mas alertou para algumas condições: “Entrar no ciberespaço pode ser sinal de uma busca autêntica de encontros pessoais com os outros, desde que as pessoas estejam atentas e evitem perigos como o de se inserir em uma espécie de existência paralela ou de o exposição excessiva ao mundo virtual”.
No dia 28 de junho de 2011, o papa estreou no Twitter. Segundo o próprio Pontífice, o objetivo foi divulgar o lançamento de um portal de notícias do Vaticano, o News.va. “Queridos amigos, acabei de lançar o News.va. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Com minhas orações e bênçãos. Bento XVI”, foi o primeiro post do Sumo Sacerdote, na rede social.
Fonte: CNBB

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Aparecida: Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação


O 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, que acontece em Aparecida de 19 a 22 de julho com o tema ‘Identidade e Missão’, reunirá comunicadores dos diversos estados brasileiros para discutir, refletir e trocar experiências sobre o papel do comunicador na Igreja. O setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil contabiliza até hoje (24) 300 inscrições confirmadas, porém a expectativa é que o encontro chegue aos 600 participantes. 
Segundo Irmã Élide Maria Fogolari, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação Social, o tema do encontro reflete a realidade da Pastoral da Comunicação no Brasil. “Percebemos que a comunicação enquanto cultura, é recente e não é refletida, não é pensada, por isso, é preciso criar uma identidade como comunicadores da Boa Nova de Jesus Cristo que nos leve para a missão”.
A assessora lembra a evolução do encontro nacional que está na terceira edição. “Desde 2008, com o primeiro encontro, tivemos a participação de 120 pessoas comprometidas, em 2010, cerca de 400 participaram, e agora em 2012 queremos alcançar 600 inscrições”. “Essa participação é uma resposta para a necessidade de refletir, de partilhar, de entender a comunicação no Brasil”, ressalta a assessora. No trabalho desenvolvido pelas paróquias, Irmã Élide lembra que “há um crescimento muito significativo, os padres e as paróquias já perceberam o quanto é importante a comunicação”.
Os meios de comunicação são instrumentos eficazes na formação da cultura e opinião das pessoas e na transmissão das convicções do Evangelho. No Dia Mundial das Comunicações, o papa Bento XVI afirmou a necessidade da presença da Igreja nas mídias e alertou para que ao mesmo tempo em que se comunica se preocupe com a reflexão e o discernimento sobre a informação transmitida. Inscrições no site: www.cnbb.org.br/3enc.
Fonte: Rádio Vaticano

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pascom de Petrópolis grava vídeo para a JMJ durante Dia Mundial das Comunicações

pascom2
Neste Dia Mundial das Comunicações Sociais, aconteceu na Diocese de Petrópolis o 24º Congresso da Juventude Católica, no Ginásio Pedrão, em Teresópolis. Com o local tomado pelos jovens as 43 Paróquias, a Pastoral da Comunicação (Pascom) diocesana gravou cenas para o vídeo promocional da Diocese para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
“Hoje essa foi a proposta, envolver toda a Pascom para que estivem aqui no Congresso e também com a gravação do vídeo”, explicou o coordenador diocesano da pastoral, Padre Alexandre Brandão. Segundo ele, o vídeo tem o objetivo de mostrar a diocese como um todo, para que os peregrinos que para cá vieram na Semana Missionária conheçam a realidade local. “Quando os jovens forem fazer a inscrição para a Semana Missionária, vai abrir o site da jornada e depois o espaço da diocese de Petrópolis. Ali teremos esse vídeo que mostra a cultura, a parte espiritual e tudo aquilo que temos de elementos e circunstâncias”.
O Congresso teve como tema “Sede sempre alegres no Senhor”. E foi essa alegria que os jovens manifestaram para a filmagem do vídeo, ao som da música Derrama o Teu Amor Aqui, de Jorge Mongó. Com câmeras nas mãos, os agentes da Pascom registraram cada momento  da juventude cantando, dançando e expressando seu entusiasmo para a JMJ2013.
Além do vídeo promocional, a Pascom também realizou toda a cobertura do Congresso por meio do site da Diocese de Petrópolis, das redes sociais e do programa de televisão Ecclesia – Igreja em Foco. Com a utilização desses meios de comunicação, foi possível anunciar a todos a experiência com Deus que os jovens tiveram durante o evento,  como pediu o administrador diocesano, Monsenhor Paulo Daher, na homilia. “Que este congresso, preparando para a Jornada do ano que vem, possa dar a cada um de vocês aquela vontade: ‘Vamos anunciar aos outros’”, disse.
 Ainda celebrando o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Pascom da Diocese de Petrópolis realizará um retiro de silêncio entre os dias 1º e 3 de junho, com o mesmo tema da mensagem do Papa Bento XVI para esta data, Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização. O encontro terá como proposta encontrar o Senhor por meio do silêncio para poder comunicá-Lo ao mundo.


Fonte: Pascom Diocese de Petrópolis

terça-feira, 22 de maio de 2012

Vida de Jesus no Facebook leva o Evangelho aos usuários das redes sociais


A empresa Lightside Games criou o primeiro jogo sobre a vida de Jesus para a rede social Facebook, denominado “The Journey of Jesus: The Calling” (A viagem de Jesus: O Chamado), que permitirá aos usuários “superar obstáculos, cumprir missões e participar de milagres”.Em declarações ao grupo ACI, Brent Dusing, fundador e CEO da Lightside Games, assinalou que “há histórias que precisam ser contadas em jogos, e não há muitos jogos onde se possa fazer realmente coisas boas e positivas desde um ponto de vista cristão”.
A empresa teve grande êxito com seu primeiro jogo no Facebook, que abordou a vida de Moisés e contou com mais de 2 milhões de jogadores.
Dusing disse ao grupo ACI que a resposta por parte dos usuários da rede social “foi realmente fenomenal. Acredito que há uma grande quantidade de pessoas que estão realmente famintos por isso, que é o que nossos jogadores nos dizem”.
O líder da Lightside Games guarda a esperança de que o novo jogo sobre a vida de Jesus levará o Evangelho a quem, talvez não o conheceria de outra forma.
“Para muitos de nossos jogadores, esta é a única oportunidade que terão para escutar esta mensagem. Sabemos por alguns deles que será a única ocasião que terão para ver esta história”.
O jogo segue a vida de Cristo durante seu ministério público, desde o ponto de vista de um personagem cujo nome é obtido a partir do perfil do usuário do Facebook. O jogador compila itens e os troca com seus amigos do Facebook para avançar ao longo da missão de Cristo.
Enquanto que jogo original permitia o usuário jogar como Moisés, “A viagem de Jesus”, permite aos jogadores “conectar-se com elementos de emoções humanas reais”, ao jogar e interatuar com Jesus com seus próprios nomes.
Apesar de que o jogo esteja destinado a ser entretido, Dusing disse que ele preparou a história a partir da Bíblia, para assegurar de que a mensagem seja correta.
Ao completar uma série de tarefas e desafios, enquanto interatua com os apóstolos e outros jogadores, assim como com Cristo, o usuário pode testemunhar o ministério público de Jesus e participar de sua missão.
“A viagem de Jesus” pode-se jogar gratuitamente, mas há uma opção para comprar materiais para completar o jogo mais rapidamente. Os recursos de alguns itens especialmente desenhados serão doados à Compaixão Internacional (ou Compassion International como é conhecido em inglês), um grupo cristão sem fins lucrativos dedicado a prover ajuda para crianças desfavorecidas em todo mundo.
Cabe esperar que o novo jogo se torne tão popular como o original sobre Moisés, que chegou a todos os continentes, e está disponível em inglês, espanhol, francês, alemão e português.

Para ver o novo jogo visite: https://apps.facebook.com/journeyofjesus/


Fonte ACI Digital

domingo, 20 de maio de 2012

Dia Mundial de Comunicações Sociais



No domingo, dia 20 de maio de 2012, celebramos o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema proposto e comentado pelo Papa Bento XVI: "Silêncio e palavra: caminho de evangelização". Este é o único dia que o Concílio Vaticano II criou quando aprovou o seu primeiro decreto: Inter mirifica. Esse evento, que teve início há cinquenta anos, teve a visão profética de tratar sobre o tema da comunicação. Agora, nós que continuamos a aprofundar os temas anuais, dando continuidade à nossa missão de encontrar caminhos neste mundo comunicacional que se renova a cada dia.
Interessante o tema deste ano, que parece até contraditório com aquilo que a comunicação deseja, que é comunicar-se. Porém, o Papa aprofunda o tema e nos leva a refletir sobre a importância de sua mensagem. Silêncio que favorece o discernimento e o aprofundamento da escuta da Palavra, proporcionando-lhe um acolhimento. O Silêncio “é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo”, segundo as Palavras da reflexão pontifícia.

 Ensina ainda que “Silêncio” e “Palavra” não são contraditórios, mas complementares, e esse equilíbrio pode aumentar o valor da comunicação e torná-la mais fecunda no serviço da nova evangelização.
A reflexão passa pelo silêncio, que aprofunda as ideias e faz fecunda a Palavra: são momentos complementares e inseparáveis. "Portanto, fazer da comunicação um ato pleno de contato com Deus, com o próximo e com a sociedade exige que antecipadamente instituamos o silêncio como um modo de estabelecer comunhão”. “Silêncio e palavra” são recursos que possuem uma base sólida, capaz de nos conduzir à comunicação plena.
Todas as áreas do saber precisam interligar o Silêncio e a Palavra. Pensemos no médico, que silencia seu conhecimento para ouvir o seu paciente e a narrativa que o ajudará a descobrir possíveis caminhos para sua cura; ou no psicólogo, que escuta o seu cliente para só então poder ajudar-lhe em seu processo psicoterápico ou, ainda, no professor, que antes de partilhar o conteúdo precisa de uma escuta atenta das capacidades de seus estudantes para compreensão e aquisição de novos saberes, para que seu ensino seja bem-sucedido.
Todo diálogo supõe silêncio que comunica e palavra que silencia, que acalma, que devolve o centro de si. Comunicar é uma arte que deve gerar em seus interlocutores uma profunda e verdadeira transmissão de conhecimentos, valores, sentimentos, virtudes e ações que favoreçam a dignidade da pessoa humana em todos os níveis e dimensões.
Em sua mensagem, o Papa ressalta que Silêncio e Palavra são "dois momentos da comunicação que devem se equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas. Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca certo aturdimento ou, no caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém, se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado".
O silêncio nos permite um conhecimento maior e mais profundo de nós mesmos, favorece uma escuta do próximo a partir dele mesmo e não de nós. É um espaço aberto de escuta recíproca que possibilita relações mais plenas e significativas. O Silêncio permite discernir o que da Palavra é realmente útil e essencial, em detrimento do que é efêmero e passageiro.
O Santo Padre, o Papa, em sua mensagem propõe uma espécie de "ecossistema" capaz de equilibrar silêncio, palavra, sons e imagens. Um ecossistema que ajude a dar respostas às perguntas anteriormente feitas. Perguntas da comunicação, referentes às inquietações humanas sempre em busca de verdades, pequenas ou grandes, que deem sentido e significado à existência.
A verdadeira comunicação deve levar a uma profunda mensagem que vá de encontro à nossa interioridade, a mais profunda verdade de cada um até chegarmos à verdade criadora, que, após o silêncio fundador, deu à existência todo o ser.
Vale ressaltar que em todos os tempos, o silêncio e a solidão sempre foram caros à experiência do transcendente, constituindo, sobretudo, em espaços privilegiados de encontro consigo mesmo e com aquela Verdade que dá sentido a todas as coisas. Como não recordar o silêncio de Deus na cruz, por exemplo?: um silêncio que busca recordar, fazer memória e afirmar tudo o que antes se sucedeu. Ou ainda, o silêncio do Rei que dorme no sábado santo, e que, em seguida, desperta os que dormiam há séculos.
No silêncio Deus fala ao homem e o homem pode descobrir a possibilidade de falar com Deus e de Deus.
Palavra e Silêncio. Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante para os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo. Vale ainda ressaltar a necessidade de abarcar em nossa comunicação todos os meios de comunicação contemporâneos, especialmente a internet e as redes sociais, lugares de presença massiva de nossa juventude e de grande parte do povo de Deus. Comunicar o Evangelho e os valores do Reino de Deus nestes espaços proporcionarão aos batizados um primeiro contato com os valores da fé, e podem ajudá-los a usar de melhor maneira e de modo mais adequado todas as novas tecnologias que estão aí à nossa disposição.
Encontrar o equilíbrio entre silêncio e palavra não é tão simples. Supõe um caminho, um desinstalar-se e uma constante busca no sentido daquilo que lhe é caro.
Que este Dia Mundial das Comunicações Sociais nos ajude a fazer a experiência da Palavra e saboreá-la no Silêncio, proporcionando a cada pessoa um encontro pessoal com Jesus Cristo, formando comunidades capazes de transmitir um verdadeiro fascínio pela pessoa de Jesus, afinal, vivendo em um continente digital, somos lutadores numa arena digital. Nesta arena encontraremos desafios: exclusão digital, violência, perda da privacidade, alienação cultural e violação dos direitos das pessoas, particularmente com a perversidade digital que destrói e que calunia, mas também encontraremos oportunidades, como acesso à boa informação, trabalhos em rede, colaboração científica entre grupos, a partilha de valores culturais, rapidez e promoção de informações e difusão da arte, bem como e, principalmente, a nova evangelização. Tornar Jesus Cristo amado, conhecido, seguido.
Com Maria, no silêncio que contempla, sejamos geradores do Cristo, Palavra de Deus, que em toda a história humana se comunicou, comunica e comunicará: Para que todos tenham vida e vida em abundância.



† Orani João Tempesta, O. Cist.

  Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ
Bispo referencial para a Comunicação no Regional Leste 1


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Palestra


O Centro Loyola de Fé e Cultura / PUC-Rio apresenta no dia 16 de maio de 2012 a palestra intitulada “O Papel da Religião na Psicologia de Jung” com o objetivo de oferecer um panorama de leituras psicológicas de Jung acerca dos inúmeros aspectos da vida religiosa. 
Carl Gustav Jung, um dos principais pesquisadores do psiquismo humano, sempre se dedicou ao estudo do fenômeno religioso e sua importância para a saúde mental do homem, fundando um campo de diálogo entre ciência e fé. Mesmo tendo sua obra "acusada" de mística, Jung nunca abandonou a religião como objeto de estudo psicológico. 
Palestrante:
Dr. Carlos Bernardi- Psicólogo clínico de orientação junguiana. Mestre em Letras (UFF), professor de Psicopatologia (UNESA) e de Psicologia Junguiana (pós-graduação PUC-Rio).
O evento será realizado no Colégio Santo Inácio (R. São Clemente, 226 – Botafogo), no dia 16 de maio de 2012 (quarta-feira), das 19h30 às 21h30.
O valor é de R$10,00 (pode ser pago na hora e serão conferidos certificados). As inscrições devem ser realizadas previamente pelo telefone (21) 3527-2011, pelo e-mail sespiritualiloyola@puc-rio.br ou pelo site www.clfc.puc-rio.br 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Seminário sobre liberdade religiosa. Venha participar desse momento de aprofundamento sobre o diálogo interrelgiososo, iniciado com a Declaração Conciliar sobre a Liberdade Religiosa - Dignitatis Humanae. Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rua São Francisco Xavier, 524, auditório 91. Horário, das 9h às 16h. Com certificado de participação. Presença das representações Católica, Mulçumana, Judaica, Evangélica, Matriz Africana.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Padre Antonio Spadaro: a vivência da fé em tempos de internet

Confira a entrevista que o Padre Antonio Spadaro concedeu ao site Jovens Conectados:
"Uma das perguntas que eu me faço é não apenas como a internet pode ajudar a Igreja, mas também como a fé pode ajudar a compreender melhor o significado profundo da rede, o seu papel na história da humanidade". A frase é do padre italiano Antonio Spadaro, uma das maiores autoridades do mundo em cyberteologia, o campo do pensamento que estuda a relação entre a internet e a fé. Padre Spadaro é um dos convidados especiais do primeiro Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, que será promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio das comissões para a Juventude e para a Comunicação, entre os dias 18 e 20 de maio. Ordenado em 1996, Spadaro tem 45 anos, é jesuíta e dirige a prestigiosa revista Civiltà Cattolica, fundada há mais de 160 anos. É formado em filosofia pela Universidade de Messina e realizou seu doutorado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Já publicou 15 livros, entre eles,Cyberteologia. É um estudioso das novas tecnologias e da forma como as novas formas de comunicação estão mudando os comportamentos e a vivência da fé. Foi nomeado pelo Papa Bento XVI consultor de dois conselhos pontifícios: de Cultura e de Comunicações Sociais. Em breve entrevista aos Jovens Conectados, Spadaro lembra que a internet tem um papel cada vez mais importante na construção da identidade religiosa dos jovens, e fala sobre a expectativa de se encontrar com os jovens comunicadores brasileiros. Veja a seguir: 
  
Jovens Conectados: O que é a Cyberteologia? 
Padre Spadaro: A Rede hoje tem um forte impacto sobre nossa vida. Ela toca, de fato, o modo de nos relacionarmos uns com os outros, mas também nosso modo de conhecer a realidade e de pensar. A pergunta, portanto, é: não terá a internet também um impacto no modo de pensar a fé? A cultura do cyberespaço coloca novos desafios à nossa capacidade de pensar a fé, de formular e de escutar uma linguagem simbólica que fale da transcendência na nossa vida. Logo, a cyberteologia é a reflexão sobre o pensar a fé à luz da lógica da rede. Como essa pode modelar a escuta e a leitura da Bíblia, o modo de compreender a Igreja e a comunhão eclesial, a Revelação, a liturgia, os sacramentos: os temas clássicos da teologia. 
  
Jovens Conectados: Como a comunicação pode transformar a vida dos jovens? 
Padre Spadaro: Cada vez mais a internet contribui na construção da identidade religiosa dos jovens, pois a rede não é um instrumento, mas um ambiente. Um estudante meu uma vez disse: “amo o meu computador porque dentro dele estão todos os meus amigos”. É um paradoxo, mas contém uma certa verdade. Estamos sempre mais conectados entre nós. O desafio é transformar essa conexão em uma relação forte, em comunhão. Uma coisa contudo é clara: “comunicar” significa sempre menos “transmitir” (broadcasting) e sempre mais “compartilhar” (sharing). E isto muda a vida. 

Jovens Conectados: O que espera do encontro com os jovens brasileiros no Seminário Nacional de Jovens Comunicadores? 
Padre Spadaro: Primeiro, espero conhecer melhor a realidade dos jovens comunicadores cristãos do Brasil. Ao contrário de outras culturas mais ligadas ao conceito abstrato e ao desapego, a cultura brasileira, tal como a conheço, é muito ligada às relações e à intensidade. Essa energia é o combustível da comunicação humana, e é também a verdadeira força da melhor cultura da rede. Já vivi, em julho passado, um seminário sobre comunicação com os bispos do Brasil. Foi uma experiência fundamental para mim. Enfim, espero aprender muito. 

Conheça o padre Antonio Spadaro (links em italiano) 
Sites: www.antoniospadaro.net e www.cyberteologia.it/ 
Twitter: @antoniospadaro 

Serviço

Seminário Nacional de Jovens Comunicadores 
Brasília, 18 a 20 de Maio 
Dia 19/05 às 9h30, palestra com Padre Antonio Spadaro - Jovens Católicos: comunicação que transforma vidas 
Dia 19/05 às 14h – debate com Padre Antonio Spadaro – Jovem Católico: mística do comunicador