terça-feira, 29 de setembro de 2009

Palestras do III SECOM-Rio já estão disponíveis

Atenção amigos da Pastoral da Comunicação: as íntegras das palestras do III SECOM-Rio, realizado no dia 12 de setembro, já podem ser assistidas no site da PUC-Rio.
Acessem o link
http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=132
Divulguem!

Dia Mundial das Comunicações Sociais 2010

"O padre e pastoral no mundo digital: novos meios de comunicação a serviço da Palavra" é o tema da mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 2010, quando é comemorado anualmente em 24 de janeiro, São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.
Em um comunicado divulgado no Dia dos Anjos Arcanjos, 29 de setembro, o Papa Bento XVI afirma que o propósito desse tema é “convidar de um modo especial os Sacerdotes, neste Ano Sacerdotal, e após a conclusão da XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (Outubro 2008), a considerar as novas mídias como um recurso de grande potencial para o seu ministério a serviço da Palavra”. “Quero incentivá-los a enfrentar os desafios decorrentes da nova cultura digital”, afirmou.
A nova mídia, diz a nota, “se for conhecida e devidamente valorizada, pode oferecer a todos os Sacerdotes e agentes pastorais uma riqueza de dados e conteúdos que anteriormente eram de difícil acesso, e proporcionar meios de colaboração e crescimento da comunhão impensável no passado."
O comunicado conclui que "se a nova mídia é usada com sabedoria e com a ajuda de especialistas em tecnologia de comunicação e cultura pode ser um instrumento válido e eficaz de evangelização e de real e profunda comunhão para os Sacerdotes e para todos os agentes pastorais”.
Fonte: VIS

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vamos participar!

Para melhorar os nossos canais de comunicação temos um site, um blog e um twitter.
Queremos ver todos participando!

Seminário de comunicação reúne Dioceses do estado do Rio

Cerca de 60 pessoas participaram do III Seminário de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, realizado no dia 12 de setembro, no auditório do 2º andar do Edifício João Paulo II, na Glória, Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Pastoral de Comunicação do Regional Leste 1 da CNBB, teve como tema "Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade".
O encontro contou com a presença do Arcebispo do Rio e Bispo Referencial da Pascom no Regional, Dom Orani João Tempesta, e do Assessor de Imprensa da CNBB, Padre Geraldo Martins.
todas as palestras foram gravadas na íntegra pela equipe da PUC. Você pode conferir as palestras ministradas no Seminário através da página da PUC-Rio, pelo link: bit.ly/1yb0ii